Um calçado de couro legítimo, seja uma bota, um sapato ou uma sandália, merece cuidados especiais para durarem muito tempo. Um bota de couro bem cuidada pode durar anos, e passar inclusive para outra geração. Os cuidados certos na limpeza e armazenamento dos calçados em armários e sapateiras são seus principais aliados. Se você não sabe como limpar e conservar seus calçados de couro, veja só algumas dicas bem úteis:
- Os calçados de couro nunca devem ser molhados com água em excesso. A limpeza deve ser feita somente com panos úmidos.
- Para limpeza interna dos calçados, não use água também. Apenas uma escova ou pano úmido.
- Couro legítimo nunca deve ser limpo com produtos químicos, como detergente, sabão, ou outros produtos que não sejam específicos para couro.
- Se o calçado de couro estiver mofado, limpe bem com um pano úmido, retirando com cuidado todas as manchas. Se necessário, passe o pano duas vezes, sempre lavando o pano para deixá-lo limpo para passar sobre o calçado. Em seguida, coloque a peça para secar ao sol, mas só por alguns instantes, para não ressecar o couro.
- Em seguida hidrate o couro muito bem com hidratante específico para couro (facilmente encontrado em sapatarias). Na falta deste, use um hidratante corporal branco, sem muita essência. Esfregue com carinho por toda a peça, e se houver excesso, limpe com um papel toalha.
- Para evitar mofos e bolores nos seus artigos de couro, nunca guarde-os em sacos plásticos, nem em lugares úmidos ou sem ventilação. E pelo menos 4 vezes por ano, realize o processo de limpeza descrito acima.
- Para evitar que o couro quebre ou descasque, realizar a limpeza e hidratação descritas acima é essencial. E nunca guarde a peça de couro dobrada ou amassada.
- E lembre-se: couro legítimo quando bem cuidado dura a vida inteira. Já couro sintético costuma descascar e rachar com o tempo, mesmo com cuidados.
© Escrito e publicado por Mog em 05/07/2011. Você pode usar o texto deste artigo, desde que faça um link para o original em: https://www.mulherzice.com.br/como-limpar-e-conservar-calcados-de-couro.html
Amei a dica…muito bem explicadinho.
Obrigada por “salvar” minhas botas.
Obrigada você pela simpatia Fabrícia!
Volte sempre.
Beijocas
muito boa a dica.tudo com muita clareza.obrigada.